segunda-feira, 27 de maio de 2013

Chegando a Munique

Acho que esse deveria ter sido o meu primeiro post.... mas sabe como é: vivendo e aprendendo!!! 

O primeiro post, porque seria para aqueles que estão chegando a Munique pela primeira vez. 

Não é um bicho de sete cabeças. Se você fez baldiação em outro aeroporto europeu, você não precisará fazer controle de passaportes na Alemanha, então não se assuste por não passar pelo guichê da Polícia Federal. Siga os outros passageiros até a área das bagagens e espere por sua mala. 

Se não tiver nada à declarar, siga direto para a porta de saída. A probabilidade de você ser controlado é pequena, mas não vamos esquecer que ela existe, ok? 

Quando sair da área restrita só para passageiros você vai se perguntar: "e agora?". Bom, agora, é procurar a S-Bahn! Procure por esse BIG S em verde. Ele levará você até a estação, que fica na Zentralbereich, entre os terminais 1 e 2.

Como fazer para comprar seu ticket eu expliquei no meu post da semana passada. O ticket do aeroporto para o centro de Munique é o "Gesamtnetz" e custa por pessoa Euro 11,20. Se estiver viajando acompanhado, até 5 pessoas juntas, custa Euro 20,40 (preços sujeitos à alteração). 

Não esqueça de comprar o ticket e validá-lo na máquininha azul, que fica próximo à descida para a plataforma. Se for pego sem um você pode vir a pagar uma multa de Euro 40,- por pessoa! 

A viagem até o centro de Munique, estação de trem principal, demora uma média de 40 minutos. Se o trem não estiver cheio, a viagem será relativamente confortável e geralmente tem lugar para a bagagem. 

Sua estação final será o Hauptbahnhof! Procure se informar antes, como chegar à sua acomodação. Se tiver dúvida e não souber, pode me escrever, que eu dou um help!!!! Eu tentarei ajudá-lo a achar a melhor maneira de você ir até o seu hotel.










domingo, 26 de maio de 2013

GOP Varietè - Um teatro para quem quer se divertir e não sabe falar alemão

GOP Varietè
A babysitter de uma amiga não pode ir ficar com suas filhas ontem, e muito espontaneamente eu acabei indo junto com ela a um teatro de variedades, já que o marido teve que ficar em casa! 

E enquanto eu estava sentada assistindo ao espetáculo, eu fiquei só pensando: finalmente encontrei um "teatro" para quem não sabe falar alemão, mas gostaria de sair na noite para curtir um bom programa cultural. 


No GOP as apresencatações são "mudas", sem nenhum diálogo. Mas mesmo assim, o que não faltou foi muita risada!!! 


Até o final de junho, o "show" Toys estará em cartaz. Numa pequena loja de brinquedos, à noite, estes acordam para a vida e dão um show de acrobatismo, malabarismo e fantasia! 


Tentem imaginar um homem tocando 6 flautas ao mesmo tempo!!!! Sim!!! 6!!!! 





Ou uma boneca fazendo acrobacias numa super roda. Ou uma outra que pula corda com as mãos cruzadas ou de joelhos! Foi realmente muito legal! Eu só posso indicar! 

A programação muda de dois em dois meses, mas pelo que eu entendi é sempre nessa direção: diversão, acrobacias, malabarismo e comédia!!! Quem quiser saber o que está em cartaz, dá uma olhadinha no site. As entradas custam a partir de Euro 39,-  e eu acho que dá para comprar bem espontaneamente. 

O teatro fica muito próximo à estação de metrô "Lehel" (saiam pela saída Annastraße). E divirtam-se. 

Achei uns vídeos do show, para quem quiser dar uma olhadinha:





segunda-feira, 20 de maio de 2013

Metrô - fácil de usar, difícil é entender que ticket comprar



Estou querendo escrever esse post há bastante tempo! Mesmo eu, que moro aqui há anos, tenho certa dificuldade para enteder o "sistema de ticket do metrô". Imagina quem não fala alemão, então?

Pensando nisso, resolvi dar um help para os mais "precisados"!

A máquina por si só já é um problema. Se você falar inglês, procure o idioma e aperte a tecla.

Na máquina vermelha, da BAHN, aperte na tela "MVV-Ticket". Agora você escolhe o que precisa:



Bilhete de um dia - É o ideal para quem for visitar a cidade e quiser usar todos os meios de transporte várias vezes, onde e como precisar. Ele vale para todos os dias e para números ilimitados de viagem até o dia seguinte, às 6 da manha.

Esse bilhete se chama "Tageskarte". Você tem dois para escolher:

Single Tageskarte - Vale para uma pessoa (que pode estar acompanhada de uma criança de até 6 anos, pois estas não pagam)

Kindertageskarte - Vale para crianças de 6 a 14 anos, para toda a rede.

Partner Tageskarte - Vale para um grupo de adultos, ou com crianças a partir de 14 anos, até 5 pessoas.

Existe o Einzelfahrkarte - bilhete único. Mas eu não diria que é uma idéia, porque só a ida e volta já é custa o preço do ticket de dia inteiro.

Agora vem a parte complicada: as zonas!!!!

Se você for ficar só na cidade de Munique mesmo, então sua zona é a branca - Innenraum-
Se você for conhecer algo que fica um pouco mais afastado ou for ao aeroporto, então sua zona será verde, amarela e vermelha - Gesamte Zone
A München XXL também existe, mas só vale para algumas cidades, como por exemplo Starnberg. Essas cidades tem que estar nas zonas branca ou verde.


Os preços aqui comentados estao sujeitos à alteração. Por favor conferir na máquina a tarifa atual.

Uma coisa a ser lembrada - Não esqueça de jeito nenhum - Depois que comprar o bilhete, você tem que validá-lo numa máquina dessas (ou entao a multa é cara, Euro 40,- por pessoa):



Outra sujestão é comprar o City Tour Card. Ideal para quem está querendo explorar a cidade e oferece um desconto em mais de 30 atrações na cidade. Está disponível como bilhete individual ou de grupo, para um ou três dias, e com ele vocês podem se locomover na rede completa da MVV.

Algumas das atrações turísticas que oferecem descontos: Residenz, Jardim Botanico, Museu da BMW, City Tour Gray Line Hop on Hop off, Segway Tours, etc. Vale a pena conferir na página. 


sábado, 11 de maio de 2013

Super dicas para quem quer alugar uma bike em Munique

Você está vindo visitar a cidade, mas com certeza trazer sua bicicleta não foi uma das suas prioridades? Não se preocupe, o que não faltam são opções para você poder aproveitar sua estadia por aqui e ainda pedalar! 


Call a bike

Já ouviu falar no "Call a bike"? É um serviço de aluguel de bicicleta, oferecido pelo Bahn (empresa de trem da Alemanha). Em diversos pontos da cidade você pode buscá-la e depois devolver próximo a um grande cruzamento. 



O serviço é simples, basta se cadastrar. A página está em alemão, se alguém precisar de ajuda, entra em contato, que eu dou um help. O valor da diária é de Euro 15,- e é necessário um cartão de crédito e um número válido de celular. 



O serviço aqui é parecido com o de cima, porém a devolução tem que ser feita em alguns pontos especificados. Achei esse vídeo na internet, pode ser de ajuda, para entender como funciona o esquema deles. E o melhor, depois que se cadastrar, você poderá alugar uma bike em qualquer lugar do mundo onde a empresa ofereça o serviço. 


Gente, eu juro que não estou fazendo propaganda da empresa acima, mas é que o serviço dela é bem legal e tenho que dar as melhores dicas para vocês :)  - Para quem não vive sem seu celular (como eu, por exemplo): baixe o App da Nextbike e você terá acesso à todas as estações de aluguel e com o código de barra fica mais fácil ainda alugar. 






Aluguel de bicileta

A última, e talvez a mais normal, das opções é alugar direto de uma loja a sua bike. No site de Munique você encontra uma lista de lugares. O ideial é escolher uma perto do hotel. 




Você reconhece a maioria desses sinais de transito? Muito importante, saber e se informar. Aqui existe a regra "quem vem da direita tem preferência", caso a rua nao esteja sinalizada com uma dessas placas:    









A época do aspargo começou

  

Já experimentou aspargo? Fresco? Então, se você estiver vindo para a Alemanha agora, até meados de junho, faça isso. Aspargos frescos são muito mais gostosos do que aqueles enlatados ou em conserva, que a gente encontra no Brasil. 

O que não falta são variações para comê-los. Outro dia eu os experimentei grelhados, acompanhando um steak super gostoso. Mas eu gosto mesmo deles com presunto, batatas cozidass e molho de manteiga, chamado Hollandeise. Nos restaurantes você pode comer sopa de aspargo - que é cremosa, aspargos acompanhando salmão ou outro tipo de peixe, torta tipo quiche. O que não faltam são idéias para se saborear esse prato, que é de estação. 

O aspargo é plantado no início do ano e se fica muito frio, a estação começa mais tarde. Um dos mais conhecidos aspargos é o branco, da região de Schrobenhausen. Eles tem data certa para começarem e terminarem de serem vendidos. Claro que encontramos a raíz em supermercados, mas o alemão que se preze, vai comprá-los nas barraquinhas montadas à bekra da rua! Faz parte da tradição. 



O aspargo branco é o mais conhecido. Aliás, quando ele não é bom, você perceberá na hora: ele fica meio durinho. O bom mesmo é quando eles desmancham na boca, de tão macios.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Passeando por Munique com sua bicicleta


Levar a bicicleta no metrô ou no trem não é problema nenhum (atenção, bonde e ônibus não permitem o transporte). Porém existem umas regrinhas que devem ser esquecidas. 

A principal dela é: na hora do "rush" (06:00 às 09:00 e 16:00 às 18:00) é "no go"!!! E a segunda: Sua bike também precisa de um ticket!!! Os trens regionais, com um vagão próprio não tem essa regra. Mas existem um número máximo permitido de bicicletas por vagão e vale quem chega primeiro. 

Com essas duas regrinhas básicas, nada impedirá você de levar seu meio de transporte para onde quiser. 

Em praticamente todas as maquininhas de comprar passagem você encontrará o ticket da sua bicicleta. Este será válido pelo dia todo. 


Fahrrad-Tageskarte - Passagem para sua bicicleta
Onde é válida
MVV-Gesamtnetz (em toda a região da MVV - Sistema de transporte público de Munique
Tempo de duração
A partir do momento que for validado até o dia seguinte, às 6 da manhã
Meios de transporte
S- und U-Bahnen (metrôs e metrôs de superfície), assim como os trens regionais
Tarifa
2,50 €
Onde comprar
Em qualquer máquina ou no balcão de compras






quinta-feira, 9 de maio de 2013

Que tal um passeio de bicicleta? Tour cultural



Há alguns meses atrás, quando o meu blog foi ao ar, prometi a um tio que mora no nordeste do Brasil, que assim que pudesse, faria um post sobre passeios de bicicleta aqui em Munique. 

E nada melhor do que a chegada da primavera e os primeiros lindos e quentes dias de sol para estimular a gente a sair de casa e passear. E por que não, de bicicleta? 

Munique é umas das cidades européias com mais ciclovias. Por tanto, uma das mais "amigas" dos ciclistas! São 1200 km de pista para pedalar sem grandes preocupações com o tráfico. Mas atenção: Aqui na Alemanha as regras de trânsito valem para quem está sobre duas rodas também, então vale a pena ficar alerta e dar uma pesquisada.

O que não falta é um tour legal para ser feito. Tem para todos os gostos. Desde da cultura até passeios pelas margens do Rio Isar! Esses tours sao sujestões do site oficial de Munique.

Passeio cultural: Distância: 22 km, uma média de 2 horas e meia, sem contar paradas e visitações. 


  1. Centro antigo, Königsplatz, Nymphenburg, Olympia Park, Schwabing e Siegestor





No meu próximo post vou falar sobre como levar a bicicleta no metrô ou no trem e algumas dicas para ciclistas na cidade! 



No mundo virtual tem sempre uma dica mais insider que a outra


 Quando a gente vai viajar para um país mais distante, a gente normalmente busca o maior número possível de informações! Como eu vira e mexe estou lendo outros posts ou blogs sobre a Europa e mais especificamente sobre Munique, pensei aqui comigo, por que não indicá-los para os meus leitores. 

Sempre vai existir um insider!! Então fica a dica: o Blog da Nathalia Molina, o Como viaja! 


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hilfe - Help - Por favor: Preciso da opiniao de voces!!

Mudei o layout do blog! Preciso saber se está legal ou se a outra versao era melhor!!! Quem puder, me dá um feedback! Afinal, eu escrevo para voces lerem!! Bem pessoal, no Brasil ainda é cedo, a noite é uma crianca... mas aqui na Alemanha... quase meia-noite!!! Amanha tem mais!!

Uma boa noite para todos!!!

Castelo de Nymphenburg - Um castelo dedicado à Deusa Flora e suas ninfas




Quem não gostaria de ganhar um castelo de presente depois de dar à luz ao herdeiro do trono? Pois é!! O Príncipe Fernando Maria mandou contruir esse, que é um dos castelos mais belos da Europa, para comemorar o nascimento do seu filho.


O castelo fica um pouco afastado do centro de Munique - na época que foi contruído, ficava a cerca de duas horas de distância da cidade e era tido como a residência de verão da família Wittelsbacher. 

Para conhecê-lo, o ideial é calcular meio-dia. Se o dia estiver convidativo, um passeio pelo jardim do castelo é um "must to do"!! Tomar um café no Palm Café é uma delícia!! De lá não se ouve barulho de cidade, é uma verdadeira imersão!

Para aproveitar mais a visita, compre de cara o ingresso "all inclusive" que dá direito a conhecer todas as dependências do castelo. Comece pelo principal, o Schloss Nymphenburg. Admire e fique de queixo caído com a decoração feita por Zimmermann na Sala de Pedra (que era a sala de festas) ou com o Hall da Beleza de Luis I (e realmente ele escolheu belas mulheres para posarem para sua galeria, incluindo o da bailarina Lola Montez, que foi sua amante e também a causa da sua abdicação). 



Depois vá ao Museu dos Coches, onde funcionava a antiga cavalarica. É a terceira maior coleção de carruagens da Europa, ficando atrás de Lisboa e Viena. Se tiverem interesse em ver peças lindas de porcelana, subam ao primeiro andar. A porcelana Nymphenburg, fabricada desde aproximadamente 1761 ali, é muito conhecida e uma das mais antigas da Europa. 

Se o tempo permitir, visite também o Amalienburg, que era um pavilhão de caca, com sua Sala dos Espelhos e uma das primeiras piscinas cobertas da história, o Badenburg. 

Para chegar lá:


Na Central de Trem de Munique, pegue qualquer S-Bahn, no sentido Pasing e salte na estação "Laim". De lá se anda mais ou menos 15 minutos. Leve um mapa, porque é meio difícil explicar, ou pegue o onibus (número 51) para o "Schloss Nymphenburg" - é assim que se chama o ponto. Mas para simplificar, pegue o metro até a Rotkreuzplatz e lá pegue o bonde (número 17). O ponto leva o mesmo nome do castelo

Para saber os horários de funcionamento, entre na página do Castelo Nymphenburg